Garanta seus direitos com um Escritório de Advocacia Criminal Especializado em Habeas Corpus, Defesa Processual e Tribunal do Júri
Atendemos necessidades legais, oferecendo soluções especializadas.
Desburocratização para tornar o processo mais ágil.
Buscando acordos favoráveis ou representação eficaz em litígios.
Farias Sampaio Advogados é um escritório de advocacia formado por dois advogados com mais de 10 anos de experiência. Ítalo Mota Sampaio, OAB/CE n. 23.352 e Danielle de Farias Oliveira Sampaio, OAB/CE. 26.779. Ítalo Mota Sampaio possui larga experiência em Direito Penal e Processual Penal, possuindo a visão profunda do direito de defesa conforme à Constituição Federal de 1988, enquanto, de outro lado, é ex-assessor do Ministério Público do Estado Ceará, função essa que exerceu durante 5 anos. Foi professor de Direito Penal e tem especialidade em Direito do Estado.
O Direito Penal é o ramo do direito que define as infrações penais e estabelece as penas para aqueles que cometem crimes. Ele visa proteger a sociedade e garantir a ordem pública, regulando comportamentos considerados prejudiciais, como homicídios, roubos, e fraudes. As penas podem incluir prisão, multas ou outras medidas restritivas.
O crime é uma infração penal mais grave, com penas de reclusão ou detenção, enquanto a contravenção penal é uma infração menos grave, sujeita a penas mais brandas, como multa ou prisão simples. Os crimes como homicídio, roubo e tráfico de drogas são considerados graves, enquanto as contravenções incluem, por exemplo, jogos de azar ou perturbação do sossego.
A legítima defesa é uma causa excludente de ilicitude, ou seja, é uma situação em que o ato, apesar de configurar crime, é considerado lícito porque visa proteger o agente ou terceiros contra uma agressão injusta, atual ou iminente. O uso da força, no entanto, deve ser proporcional à ameaça sofrida. Esse conceito está previsto no Art. 25 do Código Penal.
O princípio da presunção de inocência, previsto na Constituição Federal, estabelece que toda pessoa é considerada inocente até que se prove o contrário, em decisão judicial definitiva. Isso significa que o ônus da prova recai sobre a acusação, e o réu só poderá ser condenado se houver provas suficientes de sua culpa, após o devido processo legal.
Somos um escritório de advocacia com Advogados Especialistas em Direito Criminal.
2024 © Todos os Direitos Reservados – Farias Sampaio Advogados – INSCRITOS NAS OAB/CE 23.352 e OAB/CE 26.779
Não temos ligação com o Google, Facebook ou outras redes sociais | Atuamos exclusivamente com a prestação de serviços jurídicos | Não oferecemos serviços oficiais do governo | Não compartilhamos seus dados.
Produzido por: